Como preparar uma mala para viajar
Tenho duas malas da Samsonite prontas para qualquer eventualidade. Em primeiro lugar: Memorizar o código! Uma vez consegui o maravilhoso feito de mudar o código e esquecer-me. Foi aterrador. Eventualmente numa chamada com a minha mãe, ela lá finalmente me relembrou de um possível código. Felizmente, era mesmo esse. Obrigada, mãe! Para outras viagens mais mochileiras, tenho duas mochilas: Uma das grandes de backpacking e uma mais pequena que consigo usar com a Wizzair.
E o recheio?
Em primeiro lugar, produtos de higiene. Tenho daqueles frasquinhos com menos de 100ml que uso sempre para por os meus champôs e amaciadores. Nunca me atrevo a usar outra coisa que não estes, dado que o meu cabelo loiro exige atenção redobrada. Levo sempre gel de banho e um sabonete pequeno adicional. Desodorizante, creme hidratante e escova e pasta de dentes para terminar. Tudo isto cabe perfeitamente dentro do saco transparente fornecido pela segurança dos aeroportos.
De seguida, escova de cabelo. Se possível, levo também um secador dos pequenos, próprios para viagens. Podem ser fraquinhos, mas em sítios frios, por exemplo, são essenciais. Não queiram experienciar cabelo congelado; não aconselho.
A nível de roupas já é outra diversão! Planeio atempadamente alguns looks, mas normalmente levo sempre mais algumas peças adicionais, caso algo aconteça. Normalmente levo roupa interior e meias para mais dias do que realmente preciso (nunca se sabe). Para uma viagem de 4 dias, dois pares de calças de ganga chegam na perfeição. Com camisolas e t-shirts sou mais liberal, levando quatro de cada. Levo sempre um par de sapatos adicional (Converse All Star, normalmente, por serem compactas) porque posso molhar o que estou a usar e quero andar sempre de pés quentes. Casaco levo sempre vestido.
Extras importantes são medicação básica, lenços de papel, toalhitas húmidas, pensos rápidos, tampões para os ouvidos, adaptadores de corrente e um carregador de telemóvel adicional. Eu gosto também de ter sempre um powerbank bem carregado em todas as viagens. Obviamente que há outros guilty pleasures que também levo, como maquilhagem básica.
Adicionalmente, pode ser necessário levar toalha, chinelos e cadeado, caso o alojamento seja um hostel com casa de banho partilhada.
Por fim, nunca esquecer os documentos de identificação (Cartão do Cidadão e/ou Passaporte) e uma cópia impressa dos bilhetes, mesmo que eles já estejam prontinhos no telemóvel.
Estamos prontos para ir?
